A colonoscopia é um exame endoscópico que permite visualizar internamente o reto, o cólon e a parte do intestino delgado (íleo terminal).
Serve para investigar alterações na mucosa bem como a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos, como a polipectomia – remoção de pólipos intestinais.
Com o paciente sedado, é introduzido pelo ânus um colonoscópio, uma espécie de tubo flexível com cerca de 2 metros de comprimento e com uma minicâmera na ponta. O aparelho é guiado até chegar ao ceco, parte inicial do intestino grosso onde fica a ligação com o intestino delgado, ou até o íleo terminal, a parte final do intestino delgado. Durante o trajeto, as imagens são reproduzidas em um monitor para serem gravadas e fotografadas.
O exame é indicado para prevenção de câncer colorretal bem como para avaliação de anormalidades diagnosticadas em outros exames de imagem, investigação de sangramento digestivo, alterações do hábito intestinal, doença inflamatória intestinal, anemia e outros.
Não dirigir (o exame é realizado com sedação) e recomenda-se manter uma alimentação leve. No caso de mal-estar, náuseas, vômitos ou outros sintomas, é importante informar o médico.
Entre em contato!