(61) 3257 3131 - (61) 3257 3120

(61) 99177 3744

Exames

Colonoscopia

O que é?

A colonoscopia é um exame endoscópico que permite visualizar internamente o reto, o cólon e a parte do intestino delgado (íleo terminal).

Para que serve?

Serve para investigar alterações na mucosa bem como a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos, como a polipectomia – remoção de pólipos intestinais. 

Como é realizado o exame?

Com o paciente sedado, é introduzido pelo ânus um colonoscópio, uma espécie de tubo flexível com cerca de 2 metros de comprimento e com uma minicâmera na ponta. O aparelho é guiado até chegar ao ceco, parte inicial do intestino grosso onde fica a ligação com o intestino delgado, ou até o íleo terminal, a parte final do intestino delgado. Durante o trajeto, as imagens são reproduzidas em um monitor para serem gravadas e fotografadas.

Quando é indicado o exame?

O exame é indicado para prevenção de câncer colorretal bem como para avaliação de anormalidades diagnosticadas em outros exames de imagem, investigação de sangramento digestivo, alterações do hábito intestinal, doença inflamatória intestinal, anemia e outros.

Após o procedimento

Não dirigir (o exame é realizado com sedação) e recomenda-se manter uma alimentação leve. No caso de mal-estar, náuseas, vômitos ou outros sintomas, é importante informar o médico.