(61) 3257 3131 - (61) 3257 3120

(61) 99177 3744

Exames

Endoscopia Digestiva Alta

O que é a endoscopia digestiva alta?

É um exame que permite ao médico endoscopista visualizar internamente os órgãos do trato digestivo superior, ou seja, o esôfago, o estômago e o duodeno. Tem a finalidade de verificar a procedência de sintomas como dores abdominais persistentes, náuseas, vômitos ou dificuldade de deglutição, e, assim, diagnosticar possíveis lesões e patologias.

O exame

A realização do exame é simples e rápida. Dura cerca de 10 minutos e é feita com o paciente sedado. Somente após a sedação é que o médico introduz um tubo fino e flexível, o endoscópio, pela garganta do paciente. Assim podendo visualizar as imagens de cada órgão do trato digestivo em tempo real em um monitor.

Pode haver complicações?

A endoscopia digestiva alta é um exame muito seguro, quando realizado por um profissional especializado em endoscopia e em serviço com estrutura adequada para o procedimento. Entretanto, apesar de extremamente raro, podem ocorrer complicações. 

Qual é a importância da endoscopia?

A endoscopia digestiva alta é um método de investigação de doenças do esôfago, estômago e duodeno. Ela tem um papel fundamental no diagnóstico precoce do câncer, bem como na investigação de sintomas (dor no estômago, azia, halitose, refluxo, dor abdominal, náuseas, vômitos, por exemplo). O gastroenterologista é o médico especialista para investigar e tratar muitos destes sintomas.⠀

Quando realizar?

A endoscopia digestiva alta é um exame que diagnostica doenças do sistema digestivo como refluxo, gastrite, hérnia de hiato e câncer de estômago. O médico geralmente solicita o exame quando há queixa de azia, queimação, falta de apetite, sensação de estufamento e perda de peso que persistem por mais de uma semana. No caso de histórico de câncer de estômago na família, o profissional pode solicitar que a endoscopia seja realizada com uma frequência maior.

Para que serve a endoscopia?

A endoscopia digestiva alta é um exame muito realizado para identificar causas de desconfortos abdominais frequentes. Com a endoscopia é possível diagnosticar uma série de doenças do sistema digestivo. Um dos fundamentos da clínica BioDigest é garantir ao paciente conforto e segurança no exame de endoscopia.

Quais doenças podem ser diagnosticadas com a endoscopia?

Qualquer deformidade na parede do esôfago, estômago e duodeno pode ser passível de diagnóstico por meio da endoscopia. Veja abaixo quais são as doenças que a endoscopia pode identificar. 
 
– Doença celíaca;
– Esofagite;
– Gastrite;
– Doença do refluxo gastroesofágico;
– Estreitamento do esôfago;
– Tumores e câncer no esôfago, estômago ou duodeno;
– Úlceras gástricas e úlcera duodenal e
– Pesquisa da bactéria Helicobacter pylori, bactéria responsável pela maioria das úlceras e muitos casos de inflamação do estômago (gastrite crônica).

A importância do check-up

Os exames preventivos são essenciais para diagnosticar doenças em estágio inicial, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura. Tumores digestivos podem não apresentar sintomas, por isso, o check-up torna-se tão importante. Nunca é tarde para começar a cuidar da sua saúde!