(61) 3257 3131 - (61) 3257 3120

(61) 99177 3744

Exames

Manometria anorretal

O que é a manometria anorretal?

A manometria anorretal é o método diagnóstico utilizado na investigação etiológica de distúrbios funcionais anorretais e avaliação pré-operatória de cirurgias orificiais ou colorretais. O exame pode ser realizado em qualquer idade e, por ser pouco invasivo, não é necessário aplicar anestesia ou sedação. 

Como é realizada?

O exame é realizado a partir de uma sonda que é introduzida via anal. Esta sonda é conectada a um equipamento por onde será bombeada água destilada e também irá transformar as leituras de pressão para análise computadorizada. 

Quando é indicado?

É indicado para pacientes que têm incontinência fecal, dor anal, constipação, suspeita de megacólon idiopático ou megacólon chagásico, pré-operatórios de hemorroidas, fissuras e fístulas e outros. 

Pode haver complicações?

É um exame seguro e de baixo risco. Desta forma, raramente há complicações. No entanto, pode ocorrer um pequeno sangramento, caso o paciente esteja com uma lesão no local. Se o paciente for alérgico ao látex, é importante informar para o médico antes da realização do procedimento.