(61) 3257 3131 - (61) 3257 3120

(61) 3257 3131

Por que na gravidez as mulheres sofrem tanto com as alterações no trato gastrointestinal?

As alterações no trato gastrointestinal na gravidez são causadas principalmente pelas mudanças hormonais e pelo crescimento do útero, que afetam a função e a motilidade do sistema digestivo.

As 3 alterações mais comuns são:

1. Náuseas e vômitos: podem ocorrer no primeiro trimestre da gestação, devido ao aumento dos níveis de progesterona e gonadotrofina coriônica humana (hCG).

Esses hormônios podem afetar o centro do vômito no cérebro e a sensibilidade do estômago. As náuseas e vômitos geralmente melhoram após o terceiro mês de gestação.

2. Azia e refluxo gastroesofágico: podem ocorrer em qualquer fase da gestação, mas são mais frequentes no terceiro trimestre, quando o útero aumenta de tamanho e comprime o estômago.

Além disso, a progesterona relaxa o esfíncter esofágico inferior, que é o músculo que impede o retorno do ácido gástrico para o esôfago.

A azia é a sensação de queimação no peito e na garganta causada pelo refluxo do ácido.

3. Constipação: pode ocorrer em qualquer fase da gestação, mas é mais comum no final, quando o útero pressiona o intestino grosso e dificulta a passagem das fezes.

A progesterona também diminui a motilidade intestinal e aumenta a reabsorção de água, tornando as fezes mais secas e duras. A constipação pode causar desconforto abdominal e gases.

Neste momento tão cheio de mudanças, procure seu médico(a) obstetra de confiança ou conte com nossos especialistas em tratamentos do trato gastrointestinal.

Aceitamos diversos convênios.

🖥️ Biodigest.com.br
📲 (61) 9 9177 3744
☎️ (61) 3257 3131
🏥 Ed Albany Medical Center. Águas Claras, DF.

Equipe BioDigest: Dra. Ana Carolina Benvindo Lopes @ana.benvindo | Dra. Cynthia Abdalla Cruz @dra.cynthiaabdalla | Dra. Danielle Talamonti @danielletalamonti |
Dra. Fernanda Fernandes @fernandafernandesprocto | Dra. Káritas Rios Lima Matsunaga @karitasrioslimaa | Dr. Raimundo Nonato Miranda Lopes | Dra. Téssia Regina Leal Reis @tessiareiscoloprocto | Dra. Virgínia Massote Paulinelli @virginiapaulinelli

#phmetriaesofagica#doencadecrohn#doencacronica#refluxogastrico#colonoscopia#phmetria#BioDigest#endoscopia#Coloproctologia#Gastroenterologia#Gastro#SaudeI