(61) 3257 3131 - (61) 3257 3120

(61) 3257 3131

MANOMETRIA ANORRETAL

A manometria anorretal é um método propedêutico de grande valor na proctologia. É indicado para investigação de alterações funcionais anorretais (ex: dor anal, fissura anal, constipação, incontinência anal, dentre outros), avaliação pre operatória de cirurgias orificiais (ex: pré operatório de cirurgia de hemorroidas), bem como impactos de terapias (ex: pós radioterapia).

É exame simples, de baixíssimo índice de complicações, rápido (dura em media 10 minutos) e que não causa dor (exceto desconforto pela região analisada).

Existem diferentes métodos e equipamentos usados na realização do exame.

Na clínica Biodigest é utilizado manômetro de perfusão de oito canais com um balão em sua extremidade – que serve para verificar a presença de reflexos e volumes.

O exame é realizado sem sedação, com o paciente em decúbito lateral esquerdo (deitado sobre o lado esquerdo) e a sonda é introduzida pelo anus após uso de lubrificante não anestésico (para não alterar os resultados).

É importante ressaltar que os distúrbios funcionais normalmente apresentam uma associação de diversos fatores, e que a interpretação dos resultados obtidos com este e outros métodos deve ser realizada após história clínica minuciosa.