As hemorroidas são comuns na gravidez. A melhor maneira de prevenir é mantendo um bom hábito intestinal
Dor, sangramento, coceira, ardência e desconforto são os principais sintomas da doença hemorroidária – caracterizada como dilatação dos vasos do ânus. Elas podem surgir a qualquer momento da gestação e ocorrem devido a alterações hormonais e aumento da pressão abdominal, sendo mais frequente nos dois últimos trimestres. Além disso, a gravidez e o puerpério podem intensificar ou provocar alterações do ritmo intestinal como constipação ou intestino preso, o que contribui para o aumento do desconforto e piora das hemorroidas.
Após o parto – o corpo e a circulação aos poucos voltam ao normal – e a dilatação dos vasos do ânus tende a diminuir. Não há como garantir o não surgimento das hemorroidas, mas bons hábitos alimentares podem aliviar e/ou retardar o aparecimento dos sintomas. Veja, abaixo, alguns cuidados que a gestante deve adotar:
→ Beber mais água;
→ Ingerir alimentos ricos em fibras;
→ Evitar alimentos condimentados como pimenta, mostardas, temperos prontos, etc;
→ Praticar exercícios físicos sob orientação;
→ Não permanecer muito tempo sentada ao sanitário;
→ Evitar usar papel higiênico. Higienizar a região anal com água e sabonete.
Para tratar as hemorroidas durante a gravidez podem ser necessários medicamentos orais e pomadas, indicados pelo médico. É importante evitar a automedicação, pois algumas medicações como o uso de anti-inflamatórios não são indicadas nesta fase. Banhos de assento com água morna ou aplicação de compressa morna podem aliviar os sintomas.
Não tenha receio ou vergonha. Esta é uma condição muito comum e tratável. Para maiores esclarecimentos, fale com o médico que a acompanha no pré-natal e/ou com um coloproctologista – especialista responsável pelo tratamento das hemorroidas.