(61) 3257 3131 - (61) 3257 3120

(61) 3257 3131

HEMORROIDA NA GRAVIDEZ: POR QUE SURGE, QUAIS SÃO OS SINTOMAS E COMO TRATAR?

As hemorroidas são comuns na gravidez. A melhor maneira de prevenir é mantendo um bom hábito intestinal

Dor, sangramento, coceira, ardência e desconforto são os principais sintomas da doença hemorroidária – caracterizada como dilatação dos vasos do ânus. Elas podem surgir a qualquer momento da gestação e ocorrem devido a alterações hormonais e aumento da pressão abdominal, sendo mais frequente nos dois últimos trimestres. Além disso, a gravidez e o puerpério podem intensificar ou provocar alterações do ritmo intestinal como constipação ou intestino preso, o que contribui para o aumento do desconforto e piora das hemorroidas.

Após o parto – o corpo e a circulação aos poucos voltam ao normal  – e a dilatação dos vasos do ânus tende a diminuir. Não há como garantir o não surgimento das hemorroidas, mas bons hábitos alimentares podem aliviar e/ou retardar o aparecimento dos sintomas. Veja, abaixo, alguns cuidados que a gestante deve adotar:

→ Beber mais água;

→ Ingerir alimentos ricos em fibras;

→ Evitar alimentos condimentados como pimenta, mostardas, temperos prontos, etc;

→ Praticar exercícios físicos sob orientação;

→ Não permanecer muito tempo sentada ao sanitário;

→ Evitar usar papel higiênico. Higienizar a região anal com água e sabonete.

Para tratar as hemorroidas durante a gravidez podem ser necessários medicamentos orais e pomadas, indicados pelo médico. É importante evitar a automedicação, pois algumas medicações como o uso de anti-inflamatórios não são indicadas nesta fase. Banhos de assento com água morna ou aplicação de compressa morna podem aliviar os sintomas.

Não tenha receio ou vergonha. Esta é uma condição muito comum e tratável. Para maiores esclarecimentos, fale com o médico que a acompanha no pré-natal e/ou com um coloproctologista – especialista responsável pelo tratamento das hemorroidas.